Exames

Eco Doppler Vascular

Definições:

Método de imagem para diagnóstico de doenças em vasos arteriais ou venosos, através do ultra-som ou ecografia, compreendendo vários leitos vasculares como: artérias carótidas, artérias dos membros inferiores, artérias dos membros superiores, aorta abdominal e ramos, artérias renais, veias dos membros inferiores e veias dos membros superiores. Os exames incluem a imagem através do ultra-som bidimensional acrescidas do mapeamento de fluxo a cores e uso do Doppler pulsado.

Nas artérias carótidas sao avaliados: o diâmetro do vaso, a parede arterial e sua espessura através da medida do complexo médio-intimal e a presença ou nao de placas ateroscleróticas (placas de gordura) que determinam obstruçao ou estenose da luz vascular. Também sao feitos o acompanhamento pós-cirúrgico (pós-endareterectomia da artéria carótida) e pós implante de STENT para avaliar a presença de complicaçoes ou reestenose das artérias.

Nas artérias dos membros inferiores e superiores, aorta abdominal e artérias renais sao avaliados: o calibre destes vasos, a presença de aterosclerose ou estenoses arteriais e de aneurismas (dilataçoes dos vasos). Também é feito o seguimento pós-operatório no caso de colocaçao de pontes de veia safena nos membros inferiores ou revascularizaçao com próteses de Dacron ou PTFE.

Nas veias dos membros inferiores e superiores sao avaliados: o sistema venoso superficial e profundo indicando o calibre dos vasos, a presença ou nao de trombos (trombose venosa) e a presença ou nao de varizes. Também é feito o mapeamento das veias safenas no pré-operatório de cirurgia de varizes com estudo detalhado destes vasos para o cirurgiao.

Orientações e jejum:

Para os exames de aorta abdominal e ramos e mapeamento de artérias renais é necessário jejum de 12 horas acrescidos de Luftal. Nos demais exames nao é necessário nenhum preparo.