Exames

LOOPING – Monitoração de Eventos

É um monitor de eventos externo é um aparelho semelhante ao Holter, porém permite uma monitorização mais prolongada do ritmo cardíaco (7, 10, 14 a até 30 dias). Dois eletrodos são aderidos ao tórax do paciente e conectados ao gravador por meio de um cabo.O paciente é orientado quanto à colocação e à retirada diária dos eletrodos (para o banho) e à redação de um diário com as atividades realizadas nos dias de monitorização. O sistema coleta e possível transmitir um traçado de eletrocardiograma para análise de cada evento.

Caso o paciente apresente algum sintoma, ele é orientado a acionar um botão no monitor que então retém em sua memória os sinais eletrocardiográficos adquiridos alguns minutos antes e após a ativação e os envia, via sinal de celular, para o Centro de Arritmia.

O monitor de eventos implantável consiste num pequeno dispositivo implantado através de pequena cirurgia sob a pele da parede anterior do tórax do paciente. Ele possui o mesmo princípio de funcionamento do monitor externo. Entretanto, permite monitorização ainda mais prolongada (3 a 5 anos).

A leitura e a análise dos dados armazenados na memória do dispositivo são feitas com auxílio de um computador de forma análoga ao que se faz com um marcapasso convencional.

Indicação

Investigação de sintomas (palpitação, tontura, dor no peito ou desmaio) pouco frequentes cuja causa não pode ser esclarecida através de métodos menos prolongados de monitorização cardíaca, como o Holter de 24h. Pode ser usado também para detectar recorrências após ablação de fibrilação atrial.