Recomendações

Aprenda a controlar os triglicerídeos

Sobremesas e açúcar:

PREFIRA: Gelatina, picolé de frutas, sorbet, sagu com suco de frutas, frozen, barra de cereais light, mingau com leite desnatado
MODERE: Bolo simples, bananada, doce de abóbora, de frutas, arroz doce. Canjica sem coco, barra de cereais.
EVITE: Doces concentrados, chocolates, bolos e tortas recheados com creme e chantilly, doces folhados, docinhos de festa, cocada, mousses, doce de leite, sorvete de massa, paçoca, pudim de leite, manjar, açúcar refinado, mascavo, mel rapadura, balas, chicletes

Pães e biscoitos

PREFIRA: Pão francês, de forma, integral, de leite, italiano, português, sírio, de hambúrguer, de hot dog, baguete simples, de minuto, de batata, brioche sem recheio, recheados de verduras, bisnaguinha, torradas, ciabatta.
MODERE: Pão doce simples, com ricota, recheado de azeitonas, panetone sem chocolate. Colomba pascal sem chocolate broa de milho, biscoito cream cracker, de água, de água e sal, Maria, de maisena, champanhe, rosquinha de leite, integral, de polvilho, pão de mel.
EVITE: Pão de queijo, pão recheado com queijo, salame, presunto, lingüiça, pão de torresmo, pão folhado (como croissant), biscoito recheado, de chocolate, wafer, amanteigados, petit-four doce e salgado, pão de mel com chocolate.

Massas

PREFIRA: Espaguete, fettuccini, nhoque, penne, parafuso, cabelo-de-anjo, macarrão para sopa, panqueca sem recheio, pizza de vegetais, torta de vegetais.
MODERE: Capelete, ravióli, lasanha de vegetais, canelone de ricota, conchiglioni de ricota, panqueca de frango, carne, ricota, palmito, verduras e cogumelo, pizza de mussarela de búfula, torta de ricota.
EVITE: Lasanha, canelone de presunto e queijo, conchiglioni de queijo e presunto, panqueca de queijos gordos, presunto, pizza com queijos gordos, lingüiça, bacon, pepperoni, quiches.

Cereais e tubérculos

PREFIRA: Arroz polido e integral, milho, centeio, cevada, aveia, batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará, farinha de trigo, trigo em grão, milho branco, fubá, farinha de ilho, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de rosca, farinha de mandioca, pipoca, polenta.
MODERE: Corn flakes, sucrilhos, granola, musli sem coco.
EVITE: Batata frita, mandioca frita, polenta frita sucrilhos com chocolate.

Leguminosas

PREFIRA: Feijão-preto, branco, mulatinho, jalo, roxinho, rosinha, de-corda, verde, ervilha, fresca e seca, frão-de-bico, lentilha, soja, fava,
MODERE: Não há.
EVITE: Não há.

Frutas

PREFIRA: Frescas: abacaxi, banana, laranja, acerola, ameixa, uva, maça, pêra, figo, manga, pêssego, nectarina, morango, melão, melancia, mamão, lichia, tangerina, kiwi, damasco, carambola, jabuticaba, cereja, caju.
Dessecadas: uva, figo, banana, damasco, maça, ameixa, pêra, tâmara.
MODERE: Frescas: jaca.
Oleaginosas: abacate, nozes, castanha-do-pará e castanha-de-caju, amêndoas, avelãs, pecam, pistache, macadâmia, amendoim torrado.
EVITE: Coco, compota de frutas, pasta de frutas, geléia.

Vegetais folhosos e flores

PREFIRA: Alface de todos os tipos, almeirão, agrião, rúcula, escarola, espinafre, brócolis, acelga, couve, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, cambuquira e flor de abóbora, mostarda, catalonha, etc
MODERE: Não Há
EVITE: Preparações em fritura de imersão.

Legumes

PREFIRA: Abóbora, abobrinhas, chuchu, cenoura, tomate, beterraba, rabanete, pepino, vagem, pimentão, nabo, erva-doce, jiló, quiabo, maxixe, etc.
MODERE: Não Há
EVITE: Preparações em fritura de imersão.

Carnes

PREFIRA: Peixes e aves sem pele.
MODERE: Filé-mignon, alcatra, patinho, coxão mole, coxão duro, lagarto, peito de peru defumado, presunto de peru, blanquete de peru, salsicha de peru e frango.
EVITE: Porco, fígado de boi e de galinha, miolo, rim, bucho, coração de boi e de galinha, lingüiça, paio, salsicha, presunto, mortadela, salame, copa, lombo, picanha, cupim, fraldinha, acém, contrafilé, aves com pele, preparações à milanesa e em fritura de imersão.

Leite, iogurte e queijos

PREFIRA: Leite desnatado, iogurte e colhada desnatados e light, ricota fresca, cottage, mussarela de búfala, queijo fresco light, queijo zero de gordura, cream cheese light.
MODERE: Leite semidesnatado, cream cheese, queijos light.
EVITE: Leite integral, iogurte e colhada integrais, queijo cheddar, provolone, parmesão, prato, mussarela, requeijão cremoso, catupiry, queijo de coalho, gouda ementhal, pecorino, meia-cura.

Gorduras

PREFIRA: Óleos vegetais: soja, milho, arroz, girassol, gergelim, oliva e canola.
MODERE: Azeitonas, gergelim, semente de girassol e de abóbora.
EVITE: Manteiga, creme de leite convencional e light, nata, chantilly, maionese convencional e light, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha de porco e de galinha, bacon, toucinho, torresmo, leite de coco, óleo de dendê.

Ovos

PREFIRA: Clara de ovos de: galinha, pata, codorna, avestruz.
MODERE: Gema de ovos de: galinha, pata, codorna e avestruz.
EVITE: Fios de ovos.

Sucos e bebidas

PREFIRA: Suco de frutas naturais sem açúcar, água-de-coco, água mineral com e sem gás, chás, café e refrigerantes light/diet.
MODERE: Vinhos
EVITE: Cerveja, chope, uísque, aguardente, conhaque, vodca, saquê, tequila, gim, licor, refrigerante, suco artificial e natural adoçados.

Miscelâneas

PREFIRA: Soja Torrada
MODERE: Esfirra de carne e verdura.
EVITE: Alimentos industrializados como chips, amendoim japonês, coberto e doces, sopas e caldos de pacote, molhos, macarrão instantâneo, salgadinhos