Recomendações

Dieta para reduzir a Pressão Aretrial

Por muitos anos, especialistas indicavam a redução de sódio para ajudar a diminuir a pressão arterial. Agora descobriram que uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios magros também pode contribuir. Esta dieta é recomendada pela Sociedade Americana de Cardiologia e de Hipertensão desde 2003. Com esta dieta a pressão arterial pode ser reduzida em níveis de 10 mmHg, o que equivale a uma medicação anti-hipertensiva.

A dieta DASH surgiu do estudo “Dietary Approaches to Stop Hypertension”. Por 8 semanas, participantes do estudo seguiram 3 tipos de dietas: o primeiro grupo seguiu uma dieta normal seguindo os hábitos alimentares dos americanos; o segundo grupo seguiu uma dieta rica em frutas e vegetais;e o terceiro grupo seguiu uma dieta reduzida em gorduras saturadas e colesterol, e rica em frutas, vegetais e laticínios magros. O consumo de sódio para os 3 grupos foi de cerca de 3 mg ao dia.
Após 8 semanas, os participantes do segundo e terceiro grupos obtiveram sucesso na redução da pressão arterial, mas no terceiro grupo a diminuição da pressão arterial foi bem maior, comparável ao efeito de medicamentos.

Ainda não está totalmente elucidado o mecanismo de diminuição da pressão arterial pela dieta DASH, mas acredita-se que a combinação dos alimentos é a responsável por este benefício à saúde.

Considerações:
Se sua pressão arterial é normal, a dieta DASH ajudará a prevenir a hipertensão; se sua pressão é levemente elevada, a dieta poderá evitar o uso de medicamentos. Para casos mais graves de hipertensão, a dieta DASH poderá diminuir gradativamente a dosagem dos medicamentos utilizados para controle. Entretanto, a medicação não pode ser interrompida ou ter sua dosagem alterada sem a avaliação e a prescrição de um médico. Além disso, a dieta DASH, não pode constituir o único fator de mudança no tratamento da hipertensão. É igualmente importante tomar outras medidas de controle, como exercícios físicos freqüentes, controle de peso, não fumar, não beber e consultar o médico regularmente.
Por outro lado, a dieta DASH pode melhorar sua saúde de várias formas. Frutas e vegetais podem reduzir o risco de alguns cânceres; o cálcio presente nos produtos lácteos diminuem o risco de osteoporose; e uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol diminui o risco de doença cardiovascular.

Veja abaixo como deve ser a alimentação segundo a dieta DASH:

DIETA DASH (DIETARY APPROACHES TO STOP HYPERTENSION)

Grupo de Alimentos Número de Porções 1 porção equivale a:
Grãos e cereais 7 a 8 por dia 1 fatia de pão de forma;
½ pão francês;
½ xícara de cereal integral;
½ xícara de arroz, massa ou cereal cozidos

Frutas 4 a 5 por dia 180 ml de suco de frutas;
1 fruta média;
½ xícara de fruta cozida

Vegetais 4 a 5 por dia 180 ml de suco de vegetais;
1 xícara de vegetal cru;
½ xícara de vegetal cozido
Produtos Lácteos (sem gordura) 2 a 3 por dia 240 ml de leite desnatado;
1 xícara de iogurte desnatado ou diet;
45g (1 fatia média) de queijo magro

Carnes 2 ou menos por dia 90g (1 bife pequeno) de carne de boi magra, frango (peito) ou peixe (filé)
Nozes, sementes e leguminosas 3 a 4 por semana 1/3 xícara de amêndoas, amendoim, nozes, castanhas, sementes de girassol;
½ xícara de feijões ou lentilhas cozidos

Adaptada pelo Dr Alexandre Alessi