Recomendações

Sou Sedentário e Agora o Que Fazer ?????

Que o sedentarismo é um mal que assola o mundo isto todo mundo sabe, que os meios e comunicação dizem diariamente que é importante fazer exercícios rotineiramente também é senso comum. Mas ninguém fala qual a maneira correta e segura de se praticar uma atividade física. O que devo fazer ???

Aqui vamos falar basicamente do que se precisa para iniciar a prática da caminhada ou a corrida, pois são as modalidades que exigem menor estrutura e é mais fácil e de realizar em qualquer lugar.

O primeiro passo é realizar uma avaliação cardiológia e se possível com teste de esforço, isto além de analisar se está tudo bem com sua saúde cardíaca também dara informações para melhorar e executar seu treinamento.

Se seu objetivo é a caminhada ótimo, pois você já esta pronto, isto mesmo, apenas o teste de esforço e sua disposição são o que basta para você iniciar nesta modalidade, opa… Não podemos esquecer do tênis apropriado, com bom amortecimento e confortável.

Mas se você esta com vontade de desafios maiores, com um gasto calórico maior e ganhos orgânicos mais rapidos e a modalidade escolhida for a corrida, ai é preciso tomar certos cuidados:

– Não queira sair correndo: sair correndo ate não poder mais é um grande erro que muitas pessoas cometem, no inicio permita-se intercalar sessões de corrida com sessões de caminhada. Para saber o quanto correr e o quanto caminhar é muito importante utilizar o monitor cardíaco.

– Quanto correr e quanto caminhar: um ótimo parâmetro para saber a hora de parar de correr e começar a caminhar é o próprio teste de esforço. Pegue o seu e veja qual foi o pulso máximo atingido no teste, use como parâmetro 85% deste valor. Portanto se no teste você atingiu a 185bpm, nos treinos você dever trotar até no maximo seu pulso chegar a 160bpm. Quando isso acontecer caminhe até recuperar perto de 30 batimentos, no nosso exemplo ate o pulso abaixar de 130bpm. Com o tempo você vera que o tempo que você correr aumenta e o tempo que você caminha diminui ate que você consiga correr sempre com o pulso controlado.

– Não esqueça de se alongar: o alongamento alem de te preparar fisicamente te prepara também mentalmente para o que vem a seguir, portanto não pule esta parte importantíssima do seu treino nem quando o tempo que você tem para o treino seja reduzido, no caso diminua o treino.

– Alimentação: se alimentar antes da atividade é fundamental, portanto nunca faca atividade física em jejum, procure alimentos leves.

– Não desanime nunca e busque sempre novos objetivos: no caso de chover por um período de tempo muito grande, não desanime, descanse e aproveite para quando o clima for mais favorável. E sempre tenha em mente novos desafios, seja aumentar a distancias ou seja, participar de alguma corrida de rua.
Bons treinos…

Luiz Catta Preta Filho
lcpesporte@hotmail.com
www.cattapretasports.com.br
99919-9733